segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O currículo


“O currículo praticado pelas escolas/faculdades não atendem a todas as camadas” isso é fato! Então, aos interesses de qual camada ele se destina?
Sabemos que no ambiente escolar não existe neutralidade, existe uma orientação ideológica que implica imediatamente na seleção e apresentação de conteúdos. E que essa orientação é oriunda dos grupos mais abastados, que dominam a maioria dos setores sociais. Se existe uma divisão em classes/grupos sociais, há uma distinção entre elas, se existe um grupo que domina, existem os que obedecem e no nosso país essa realidade preconceituosa ainda permanece e fica mais evidente quando pensamos nas pessoas que vivem do trabalho manual e do intelectual, percebemos ai, uma valoração de um em detrimento do outro.
A escola é de certo um dos maiores veículos formadores, seu poder atinge a todas as camadas, mas de forma diferenciada. Dentro dela transita entre outras coisas, o vasto Currículo Oculto que abrange todo o ambiente escolar e as relações que permeiam nesse espaço. Currículo esse, que na maioria das vezes vive ignorado nesse contexto, o que permite com maior facilidade, a difusão de interesses e valores ideológicos da classe dominante.
Não se pode negar que o currículo mudou diante de tanta pressão social, mas mudou menos do que devia e podia, porque quem sabe do poder ilimitado da linguagem e usa a seu favor, sem sobra de dúvida sabe também do poder de mudança que o currículo e os educadores têm.
Um currículo sério e comprometido vai permitir que a escola seja construtora de imagens e ampliadora de visões, que valorize as pessoas, destacando suas potencialidades e não apenas reproduzindo.
Restam mais algumas questões: - E o currículo do professor? Como ele pode enxergar se não tem olhos? Como pode promover ou entender as mudanças propostas se não sabe integra-las ao cotidiano?

Cássia Virgens
Salvador, 16 de fevereiro de 2009.

Nenhum comentário:

Termas de Puritama - Chile

Relaxante  Um oásis no deserto! Não aceita cartão, então leve dinheiro para pagar a entrada em Puritama (Adulto CLP15000 pesos e cr...