domingo, 1 de abril de 2007

MARIA

ilustração: JORNAL INIMIGOS DO REI (Março/1980)

Texto: Cássia Virgens
[Pedagoga/Psicopedagoga]



Maria a mãe daquele menino, é...!Aquele que se perdeu e caiu e ensinou e salvou todo mundo!É... aquele que recebeu mirra dos reis! O da estrela! Tá... bom o da cruz! Já sabe quem é?Maria, a esposa dele, que ninguém viu! A que foi sem nunca ter ido, com ninguém!É, essa mesma, a do anjo!Maria... A Mãe, morena, loira, ruiva, mulata, negra, bondosa, acrobata, malabarista...É igual a que você tem! Que carrega todo mundo no coração.A da casa que cabe todo mundo! Isso, a do peixe, do vinho, do pão, da invasão, da multidão!Essa ainda não! Mas pode ser, as vezes chega para todo mundo, basta procurar!Onde?Lá, na casa, no... Não quero nem falar... tão sozinhos!No abrigo. No O-R-F-A-N-A-T-O, ela também mora lá, com os seus e se você quiser ela deixa você com um dos dela!É Maria a mãe, dele, deles, nossa, do menino, que fugiu e ensinou e salvou todo mundo! Tá lá e mandou chamar! É eu também sempre quis ir, mas nunca fui.Sempre adiei, antes era pela pouca idade, pela a escola, o trabalho a falta de tempo e dinheiro, o marido, o filhos do casal, o medo, a natureza, o estranho e nunca fui. Tá bom eu vou também!


http://www.folhadonorte.com.br/site/ver.php?manchete=288
http://www.adocao.com.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Apesar da temática não ser nenhum pouco infantil,você conseguiu tornar o texto "leve" sem perder conteúdo e nem o foco narrativo(as diferente Marias).Assim,mais solto,a compreensão textual é mais abrangente(permite a compreensão de adultos e crianças;óbvio que em profundiddaes diferentes).Esse texto daria um ótimo artigo,pois temos nele dois temas que não são facilmente percebidos:as diferentes faces da mulher(no caso as diferentes Marias) e,brilhantemente, o alerta de que muitas vezes temos a oportunidade de ajudar alguém(no caso ,a criança abandonada)e por motivos banais não ajudamos.Cássia continue escrevendo sobre suas impressões e experiências, pois elas que a diferenciarão dos outros profissionais;escrever sempre é fundamental.Parabéns pelo excelente texto.
bJOS

Templo de Debod -Madrid

Um templo egípcio fora do Egito Descemos na Plaza España (Metrô), e caminhamos tranquilamente até o templo. Escolhemos ir no final ...